quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Educação digital

Apresentação

Sou Clarisse Inês Steffanello, professora, formada no curso de Letras. Atualmente trabalho com a disciplina de Literatura. Trabalhar com os alunos no laboratório de informática tornou-se para mim um desafio.



Leitura, aprendizagem e novas tecnologias: alguns desafios

As novas tecnologias invadem o âmbito do lazer e do trabalho das pessoas a cada dia. Nesse sentido, novas formas de leitura e escrita inserem-se no cotidiano e fazem da escola um local especial de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, uma preparação dos estudantes e dos docentes torna-se fundamental para o acolhimento dessas novas formas de ler e escrever.

Leitura e aprendizagem inauguram o novo século permeadas por um elemento indispensável: a existência de novas tecnologias. Não se pode, hoje, ignorar o uso do computador, de tecnologias como a internet, celulares, que invadem a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

E com acesso a diversos soffwares, e em especial à internet, mudanças podem verificar-se na maneira de leitura e também aprendizagem das pessoas.

Afinal, cada vez mais, se lê por vias virtuais. As inovações, como e-mail, devem ser trazidas também para o âmbito da escola. Apesar de haver uma gradual mudança, é na escola que se verifica menos uso da informática. Utilizar-se dessa forma de leitura pode ser um passo importante para a qualificação profissional, bem como para a abertura de novos horizontes de trabalho que também ocupam, de forma inovadora, a internet. Para tanto, torna-se necessário um preparo das escolas e de seu elemento humano. Muitos jovens têm contato com a internet fora da escola, como se ele fosse visto por essa como um abjeto inatingível. Isso não quer dizer que o livro deva ser deixado de lado, ao contrário, opções deve ser proporcionado para que o acesso aos textos seja sempre amplo.

Assim, se as tecnologias encontram-se espalhadas em todos os cantos do planeta, também na sala de aula, deve ser instrumento a ser utilizado pelos alunos.

Dessa forma, a leitura e o processo de ensino-aprendizagem na escola não têm como fugir desses novos textos trazidos pelas novas tecnologias e todos, especialmente os professores, devem preparar-se para utilizá-los, uma vez eles se tornam indispensáveis e, acima de tudo, estimulantes como formas inovadoras de leitura e de escrita.

3 comentários:

Professora Elizabeth Stefanello Teixeira disse...

Clarisse! Muito legal teu blog, vamos pensar em algumas ativadades, para fazermos em conjunto com os nossos alunos. Bjos
Beth Teixeira

GISLAINE LORENCENA disse...

Legal, minha amiguinha e coleguinha, teu blog. Agora é só praticarmos nas nossas aulas! Vamos trabalhar em conjunto nos primeiros anos?
Beijos

Blog do Matheus Mera... disse...

Parabéns pelo Blog, Agora vamos fazer uns trabalhos do Machado de Assis por aki néh prof.....
Meus parabens ficou muito legal mesmo seu blog, Parabéns Que vc continue sendo a pessoa que vc é, e que nos possamos usar este Blog e outras como mais uma ferramenta na educação em nossa Amada Escola..
Grande Abraço e meus Parabens